Mudanças entre as edições de "SCC02270229022015 Palestras (cdac)"

De CoteiaWiki
Linha 13: Linha 13:
 
'''Palestrante''': Adam Henrique Moreira Pinto
 
'''Palestrante''': Adam Henrique Moreira Pinto
  
'''Sobre o palestrante''': Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestre pela Universidade de São Paulo(USP) em São Carlos. Atualmente cursa o Doutorado pela Universidade de São Paulo, investigando a área de Brain-Computer Interface (BCI). Membro do grupo de pesquisa e competição em robótica Warthog Robotics. Têm interesse nas áreas de computação bio-inspirada, visão computacional e robótica
+
'''Sobre o palestrante''': Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Atualmente cursa o Doutorado pela Universidade de São Paulo, investigando a área de Brain-Computer Interface (BCI). Membro do grupo de pesquisa e competição em robótica Warthog Robotics. Tem interesse nas áreas de computação bio-inspirada, visão computacional e robótica.
  
'''Resumo da palestra''': O crescimento da tecnologia pode ser explorado como uma poderosa ferramenta de auxílio ao estudo, auxiliando crianças a ter opções mais práticas e divertidas para fixar conceitos passados na sala de aula. Apesar de já existirem muitas pesquisas sobre jogos e robótica educacionais, pouco ainda se é discutido sobre o uso de robôs humanoides. Neste projeto, ainda uns dos primeiros passos para a pesquisa do doutorado, é medido o quanto a interação da criança com um robô ajuda no processo de aprendizagem, através de algumas aulas com o robô e, posteriormente, um jogo de perguntas. As perguntas do jogo e as aulas sobre figuras geométricas 2D e 3D foram elaboradas com a ajuda de especialistas no ensino de matemática e foram usadas 3 medidas para se quantificar o aprendizado: Uma pesquisa de opinião feita pela própria criança (Mean Opnion Score - MOS), uma prova após as atividades e a avaliação da qualidade de interação por alguns juízes (Continuous Audience Response). Comparando dois grupos de estudantes (um com alta e o outro com baixa interação com o robô), os resultados mostraram uma melhora significativa com o aumento de interação. Os robôs podem ser satisfatoriamente utilizados como auxílio na sala de aula, melhorando a atenção das crianças ao que está sendo exposto pelo professor e ajudando com atividades diferentes para verificação desse aprendizado.
+
'''Resumo da palestra''': O crescimento da tecnologia pode ser explorado como uma poderosa ferramenta de auxílio ao estudo, auxiliando crianças a ter opções mais práticas e divertidas para fixar conceitos passados na sala de aula. Apesar de já existirem muitas pesquisas sobre jogos e robótica educacionais, pouco ainda se é discutido sobre o uso de robôs humanoides. Nesta palestra, ainda uns dos primeiros passos para a pesquisa do doutorado, é medido o quanto a interação da criança com um robô ajuda no processo de aprendizagem, através de algumas aulas com o robô e, posteriormente, um jogo de perguntas. As perguntas do jogo e as aulas sobre figuras geométricas 2D e 3D foram elaboradas com a ajuda de especialistas no ensino de matemática e foram usadas 3 medidas para se quantificar o aprendizado: Uma pesquisa de opinião feita pela própria criança (Mean Opnion Score - MOS), uma prova após as atividades e a avaliação da qualidade de interação por alguns juízes (Continuous Audience Response). Comparando dois grupos de estudantes (um com alta e o outro com baixa interação com o robô), os resultados mostraram uma melhora significativa com o aumento de interação. Os robôs podem ser satisfatoriamente utilizados como auxílio na sala de aula, melhorando a atenção das crianças ao que está sendo exposto pelo professor e ajudando com atividades diferentes para verificação desse aprendizado.
  
 
----
 
----

Edição das 19h30min de 4 de agosto de 2015

Datas previstas para as palestras da disciplina (pode haver alteração)


05 de agosto: Apresentação da Disciplina


12 de agosto: Aumento na qualidade do aprendizado de crianças através a interação com um robô humanoide

Palestrante: Adam Henrique Moreira Pinto

Sobre o palestrante: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Atualmente cursa o Doutorado pela Universidade de São Paulo, investigando a área de Brain-Computer Interface (BCI). Membro do grupo de pesquisa e competição em robótica Warthog Robotics. Tem interesse nas áreas de computação bio-inspirada, visão computacional e robótica.

Resumo da palestra: O crescimento da tecnologia pode ser explorado como uma poderosa ferramenta de auxílio ao estudo, auxiliando crianças a ter opções mais práticas e divertidas para fixar conceitos passados na sala de aula. Apesar de já existirem muitas pesquisas sobre jogos e robótica educacionais, pouco ainda se é discutido sobre o uso de robôs humanoides. Nesta palestra, ainda uns dos primeiros passos para a pesquisa do doutorado, é medido o quanto a interação da criança com um robô ajuda no processo de aprendizagem, através de algumas aulas com o robô e, posteriormente, um jogo de perguntas. As perguntas do jogo e as aulas sobre figuras geométricas 2D e 3D foram elaboradas com a ajuda de especialistas no ensino de matemática e foram usadas 3 medidas para se quantificar o aprendizado: Uma pesquisa de opinião feita pela própria criança (Mean Opnion Score - MOS), uma prova após as atividades e a avaliação da qualidade de interação por alguns juízes (Continuous Audience Response). Comparando dois grupos de estudantes (um com alta e o outro com baixa interação com o robô), os resultados mostraram uma melhora significativa com o aumento de interação. Os robôs podem ser satisfatoriamente utilizados como auxílio na sala de aula, melhorando a atenção das crianças ao que está sendo exposto pelo professor e ajudando com atividades diferentes para verificação desse aprendizado.


02 de setembro:

Palestrante: Patrick Shinzato



23 de setembro:

Palestrante: Leonardo Marques



07 de outubro: Classificação de imagens aplicada a processos industriais

Palestrante: Carlos de Oliveira Affonso



21 de outubro:


11 de novembro:

Palestrante: Carla Rodriguez



25 de novembro:



Menu de Opções

SCC0227 e SCC0229 - Seminários em Computação I e III - Profa. Dra. Cristina D. A. Ciferri e Prof. João Luís Garcia Rosa
SCC02270229022015 Descrição do Curso (cdac)
SCC02270229022015 Palestras (cdac)