Mudanças entre as edições de "SCC02270229022015 Palestras (cdac)"

De CoteiaWiki
Linha 41: Linha 41:
  
 
<br>
 
<br>
 +
 +
'''Local''': Sala 4-111.
  
 
----
 
----

Edição das 11h56min de 23 de setembro de 2015

Datas previstas para as palestras da disciplina (pode haver alteração)


05 de agosto: Apresentação da Disciplina


12 de agosto: Aumento na qualidade do aprendizado de crianças através a interação com um robô humanoide

Palestrante: Adam Henrique Moreira Pinto

Sobre o palestrante: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Atualmente cursa o Doutorado pela Universidade de São Paulo, investigando a área de Brain-Computer Interface (BCI). Membro do grupo de pesquisa e competição em robótica Warthog Robotics. Tem interesse nas áreas de computação bio-inspirada, visão computacional e robótica.

Resumo da palestra: O crescimento da tecnologia pode ser explorado como uma poderosa ferramenta de auxílio ao estudo, auxiliando crianças a ter opções mais práticas e divertidas para fixar conceitos passados na sala de aula. Apesar de já existirem muitas pesquisas sobre jogos e robótica educacionais, pouco ainda se é discutido sobre o uso de robôs humanoides. Nesta palestra, ainda uns dos primeiros passos para a pesquisa do doutorado, é medido o quanto a interação da criança com um robô ajuda no processo de aprendizagem, através de algumas aulas com o robô e, posteriormente, um jogo de perguntas. As perguntas do jogo e as aulas sobre figuras geométricas 2D e 3D foram elaboradas com a ajuda de especialistas no ensino de matemática e foram usadas 3 medidas para se quantificar o aprendizado: Uma pesquisa de opinião feita pela própria criança (Mean Opnion Score - MOS), uma prova após as atividades e a avaliação da qualidade de interação por alguns juízes (Continuous Audience Response). Comparando dois grupos de estudantes (um com alta e o outro com baixa interação com o robô), os resultados mostraram uma melhora significativa com o aumento de interação. Os robôs podem ser satisfatoriamente utilizados como auxílio na sala de aula, melhorando a atenção das crianças ao que está sendo exposto pelo professor e ajudando com atividades diferentes para verificação desse aprendizado.

Local: Sala 4-111 - Auditório Luiz Antonio Fávaro


02 de setembro: Tópicos em sistemas de percepção para veículos autônomos: Quem vem primeiro? A rua ou a calçada? O chão ou o obstáculo?

Palestrante: Patrick Yuri Shinzato

Sobre o palestrante: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008), mestre (2010) e doutor (2015) pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Atualmente Pós-doutorando do Laboratório de Robótica Móvel do ICMC/USP, na área de Percepção (Environment Perception) com foco em Veículos Inteligentes . Tem interesse nas áreas de sistemas de transporte inteligente, fusão de sensores, visão computacional, aprendizado de máquina e reconhecimento de cena.

Resumo da palestra: Nos últimos 2 anos, diversas empresas apresentaram seus protótipos de veículos autônomos e algumas prometem disponibilizar muito em breve algum tipo de serviço de transporte automatizado. Dentre as inúmeras tarefas que um veículo autônomo deve ser capaz de executar, talvez uma das mais importantes para garantir a segurança desse tipo de tecnologia seja a capacidade de "olhar" ao seu redor e "entender" o que está acontecendo. Para um veículo autônomo, diferentemente de um robô indoor, a tarefa de navegação não se resume a detectar obstáculos e desviar a trajetória, o sistema autônomo precisa reconhecer obstáculos de todos os tipos, entender o que ele significa, o que está fazendo e para onde está indo. Além disso, um veículo autônomo, assim como um veículo comum, precisa seguir regras de trânsito impostas por meio de sinalizações visuais.

Local: Sala 4-005 (sala de aula)


23 de setembro:

Palestrante: Leonardo Marques


Local: Sala 4-111.


07 de outubro: Classificação de imagens aplicada a processos industriais

Palestrante: Carlos de Oliveira Affonso



21 de outubro:

Palestrante: Carlos Arruda Jr.



11 de novembro:

Palestrante: Carla Rodriguez



18 de novembro:



Menu de Opções

SCC0227 e SCC0229 - Seminários em Computação I e III - Profa. Dra. Cristina D. A. Ciferri e Prof. João Luís Garcia Rosa
SCC02270229022015 Descrição do Curso (cdac)
SCC02270229022015 Palestras (cdac)