Mudanças entre as edições de "Programa de scc207(cristina)"

De CoteiaWiki
(Criou página com ''''Programa''': Seminários de grupos de alunos sobre temas sugeridos pela docente. Os seminários devem versar sobre o impacto da computação na sociedade e sobre os problemas …')
 
Linha 1: Linha 1:
'''Programa''': Seminários de grupos de alunos sobre temas sugeridos pela docente. Os seminários devem versar sobre o impacto da computação na sociedade e sobre os problemas e benefícios causados por ele. Entre as áreas que merecem discussão estão: Educação e Cultura, Direito, Cidadania, Economia, Ética, Meio Ambiente, Comunicações, Comportamento, entre outras.
+
'''Programa''': Seminários de grupos de alunos sobre temas sugeridos pela docente. Os seminários devem versar sobre o impacto da computação na sociedade e sobre os problemas e benefícios causados por ele. Entre as áreas que merecem discussão: Educação e Cultura, Direito, Cidadania, Economia, Ética Pessoal e Profissional, Meio Ambiente, Comunicações, Comportamento, entre outras.
  
'''Operacionalização''': Em cada aula, o docente motiva a turma com um tema,  escolhe uma ou duas equipes e marca a data dos seminários sobre esse tema. Cada equipe deve introduzir o tema e, quando pertinente, defender sua opinião sobre ele, e deve estimular a turma para um debate. Além disso, cada equipe deve apresentar um artigo sobre o tema. O número ideal de equipes é 15, e o tamanho da equipe dependerá do tamanho da turma.
+
'''Operacionalização''': A cada aula, o docente motiva a turma com um tema,  escolhe uma ou duas equipes e marca a data dos seminários sobre esse tema. Cada equipe deve introduzir o tema e, quando pertinente, defender sua opinião sobre ele, e deve estimular a turma para um debate. Além disso, cada equipe deve apresentar um artigo sobre o tema. O número ideal de equipes é entre 15 e 17, e o tamanho das equipes será definido em função do tamanho da turma
 +
 
 +
'''Aula a Aula''':
 +
 
 +
(0) 22 Fev – Recepção dos Calouros – não haverá aula
 +
(1) 1 Março – Formação das Equipes; 
 +
                      Aula: Ética do Profissional de Computação  (parte 1)
 +
(2) 8 Março – Apresentação dos Temas; Sorteio das Equipes;
 +
                        Agenda das Apresentações.
 +
(3) 15 Março – Aula: Ética em Computação (parte 2).
 +
(4) 22 Março - Aula: Ética em Computação (parte 3).
 +
    29 Março -  Semana Santa: sem aula
 +
(5) 04 Abril - Seminário de Alunos:
 +
Tema 1: Regulamentação das Profissões na área de Informática
 +
Grupo 1: Os benefícios da regulamentação da profissão para o profissional e para a sociedade: argumentos a favor
 +
Grupo 2: Porque a regulamentação não é benéfica para o profissional e a sociedade: argumentos contrários
 +
(6) 12 Abril - Seminário de Alunos:
 +
Tema 2: Monopólio na indústria da Informática: quais as conseqüências e riscos para a sociedade? É necessário regular o mercado de modo a evitar o monopólio? Como e quanto? Empresas fortes podem trazer benefícios para a sociedade?
 +
Grupo 3: o caso da Microsoft e o seu monopólio do mercado de software
 +
Grupo 4: o caso da Google e o seu monopólio do acesso e disseminação da informação
 +
(7) 19 Abril - Seminário de Alunos:
 +
Tema 3: Jogos de Computador e seu efeito em crianças e adolescentes. Os jogos são ferramentas educacionais que permitem desenvolver novas habilidades, ou eles impedem o desenvolvimento de habilidades necessárias? Ou nem uma coisa nem outra?
 +
Grupo 5:  Argumentos e exemplos a favor
 +
Grupo 6: Argumentos e exemplos contrários
 +
(8) 26 Abril - Seminário de Alunos:
 +
Tema 4: Políticas de Inclusão de Mulheres (e outras minorias?) como profissionais de Computação
 +
Grupo 7:  Argumentos e iniciativas que defendem que políticas especiais são necessárias e benéficas para a sociedade e para a profissão.
 +
Grupo 8: Argumentos contrários a políticas especiais em geral (desnecessárias e exemplo de discriminação a favor de uma minoria)
 +
(9) 3 Maio -  Seminário de Alunos:
 +
Tema 5: Políticas de controle da Internet. É possível e necessário regular? É viável fiscalizar? Como e quanto?Qual o interesse da sociedade?
 +
Grupo 9: Argumentos e exemplos a favor. A internet como facilitador de condutas criminosas (pedofilia, bullying, difamação)
 +
Grupo 10: Argumentos e exemplos contrários. A Internet como facilitadora do direito democrático ao amplo acesso à informação.
 +
(10) 10 Maio -  Seminário de Alunos:
 +
Tema 6: Acesso livre e aberto  à Informação (democratização) versus direitos autorais.
 +
Grupo 11: argumentos favoráveis (facilidade de disseminação de conhecimento) e exemplos de sucesso
 +
Grupo 12: argumentos contrários (paga-se por qualidade, responsabilidade e isenção) e problemas decorrentes
 +
(11) 17 Maio -  Seminário de Alunos:
 +
Tema 7 (Grupo 13): Acessibilidade em computadores e seu impacto na sociedade. Novos dispositivos portáteis, os recursos das inovações tecnológicas, dificuldades e facilidades de uso, impacto no dia a dia das pessoas – p.ex., dificuldade vs. facilidade de acesso e consequências para os cidadãos.
 +
(12) 24 Maio - Seminário de Alunos:
 +
Tema 8 (Grupo 14): O computador como ferramenta de inclusão social. O papel do computador e do profissional, relato de exemplos bem sucedidos do uso de ferramentas computacionais para viabilizar o acesso à informação por pessoas/grupos com necessidades especiais. Impacto na sociedade.
 +
 
 +
31 Maio e 7 de junho – viagem Cristina – não haverá aula
 +
 
 +
(13) 14 Junho  - Seminário de Alunos:
 +
Tema 9 (Grupo 15): As novas profissões em computação. Um panorama das novas possibilidades recentes. Impacto sobre a formação de profissionais na área de computação: os cursos deveriam mudar, e como?
 +
(14) 21 Junho - Seminário de Alunos:
 +
Tema 10 (Grupo 16): Legislação e Sistemas computacionais. O que diz a legislação sobre autoria e responsabilidade no desenvolvimento de sistemas computacionais (hardware e software).  O que um profissional que atua na área precisa saber a respeito.
 +
(15) 28 Junho - Seminário de Alunos:
 +
Tema 11 (Grupo 17): O impacto ambiental da computação. Como os computadores contribuem para o problema ambiental, quais as ações possíveis e quais as perspectivas para o futuro. Qual o papel do profissional nesse cenário.

Edição das 09h23min de 18 de fevereiro de 2010

Programa: Seminários de grupos de alunos sobre temas sugeridos pela docente. Os seminários devem versar sobre o impacto da computação na sociedade e sobre os problemas e benefícios causados por ele. Entre as áreas que merecem discussão: Educação e Cultura, Direito, Cidadania, Economia, Ética Pessoal e Profissional, Meio Ambiente, Comunicações, Comportamento, entre outras.

Operacionalização: A cada aula, o docente motiva a turma com um tema, escolhe uma ou duas equipes e marca a data dos seminários sobre esse tema. Cada equipe deve introduzir o tema e, quando pertinente, defender sua opinião sobre ele, e deve estimular a turma para um debate. Além disso, cada equipe deve apresentar um artigo sobre o tema. O número ideal de equipes é entre 15 e 17, e o tamanho das equipes será definido em função do tamanho da turma.

Aula a Aula:

(0) 22 Fev – Recepção dos Calouros – não haverá aula (1) 1 Março – Formação das Equipes;

                     Aula: Ética do Profissional de Computação  (parte 1)

(2) 8 Março – Apresentação dos Temas; Sorteio das Equipes;

                        Agenda das Apresentações.

(3) 15 Março – Aula: Ética em Computação (parte 2). (4) 22 Março - Aula: Ética em Computação (parte 3).

    29 Março -  Semana Santa: sem aula 

(5) 04 Abril - Seminário de Alunos: Tema 1: Regulamentação das Profissões na área de Informática Grupo 1: Os benefícios da regulamentação da profissão para o profissional e para a sociedade: argumentos a favor Grupo 2: Porque a regulamentação não é benéfica para o profissional e a sociedade: argumentos contrários (6) 12 Abril - Seminário de Alunos: Tema 2: Monopólio na indústria da Informática: quais as conseqüências e riscos para a sociedade? É necessário regular o mercado de modo a evitar o monopólio? Como e quanto? Empresas fortes podem trazer benefícios para a sociedade? Grupo 3: o caso da Microsoft e o seu monopólio do mercado de software Grupo 4: o caso da Google e o seu monopólio do acesso e disseminação da informação (7) 19 Abril - Seminário de Alunos: Tema 3: Jogos de Computador e seu efeito em crianças e adolescentes. Os jogos são ferramentas educacionais que permitem desenvolver novas habilidades, ou eles impedem o desenvolvimento de habilidades necessárias? Ou nem uma coisa nem outra? Grupo 5: Argumentos e exemplos a favor Grupo 6: Argumentos e exemplos contrários (8) 26 Abril - Seminário de Alunos: Tema 4: Políticas de Inclusão de Mulheres (e outras minorias?) como profissionais de Computação Grupo 7: Argumentos e iniciativas que defendem que políticas especiais são necessárias e benéficas para a sociedade e para a profissão. Grupo 8: Argumentos contrários a políticas especiais em geral (desnecessárias e exemplo de discriminação a favor de uma minoria) (9) 3 Maio - Seminário de Alunos: Tema 5: Políticas de controle da Internet. É possível e necessário regular? É viável fiscalizar? Como e quanto?Qual o interesse da sociedade? Grupo 9: Argumentos e exemplos a favor. A internet como facilitador de condutas criminosas (pedofilia, bullying, difamação) Grupo 10: Argumentos e exemplos contrários. A Internet como facilitadora do direito democrático ao amplo acesso à informação. (10) 10 Maio - Seminário de Alunos: Tema 6: Acesso livre e aberto à Informação (democratização) versus direitos autorais. Grupo 11: argumentos favoráveis (facilidade de disseminação de conhecimento) e exemplos de sucesso Grupo 12: argumentos contrários (paga-se por qualidade, responsabilidade e isenção) e problemas decorrentes (11) 17 Maio - Seminário de Alunos: Tema 7 (Grupo 13): Acessibilidade em computadores e seu impacto na sociedade. Novos dispositivos portáteis, os recursos das inovações tecnológicas, dificuldades e facilidades de uso, impacto no dia a dia das pessoas – p.ex., dificuldade vs. facilidade de acesso e consequências para os cidadãos.

(12) 24 Maio - Seminário de Alunos: 

Tema 8 (Grupo 14): O computador como ferramenta de inclusão social. O papel do computador e do profissional, relato de exemplos bem sucedidos do uso de ferramentas computacionais para viabilizar o acesso à informação por pessoas/grupos com necessidades especiais. Impacto na sociedade.

31 Maio e 7 de junho – viagem Cristina – não haverá aula

(13) 14 Junho - Seminário de Alunos: Tema 9 (Grupo 15): As novas profissões em computação. Um panorama das novas possibilidades recentes. Impacto sobre a formação de profissionais na área de computação: os cursos deveriam mudar, e como? (14) 21 Junho - Seminário de Alunos: Tema 10 (Grupo 16): Legislação e Sistemas computacionais. O que diz a legislação sobre autoria e responsabilidade no desenvolvimento de sistemas computacionais (hardware e software). O que um profissional que atua na área precisa saber a respeito. (15) 28 Junho - Seminário de Alunos: Tema 11 (Grupo 17): O impacto ambiental da computação. Como os computadores contribuem para o problema ambiental, quais as ações possíveis e quais as perspectivas para o futuro. Qual o papel do profissional nesse cenário.